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Lista de Portos - Portugal Continental

PORTOS DO CONTINENTE (de norte para sul):

PORTO DE Viana do Castelo (Hinterland) (Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores): Porto Comercial - Instalado na margem esquerda do rio Lima, o porto comercial tem capacidade instalada para cerca de 900.000 toneladas de carga/ano, encontrando-se acessível a navios até 8 metros de calado e 180 metros de comprimento. Encontra-se dotado com terminal RORO; Porto Industrial - localizado na margem direita do rio Lima, é constituído por duas unidades industriais: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dedicados à construção e reparação naval e à reconversão de embarcações e a ENERCON, indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos; Porto de Recreio - localiza-se na frente urbana da cidade, sendo constituído por duas docas situadas junto à centenária ponte Eiffel; Porto de Pesca - As instalações portuárias dedicadas a esta atividade localizam-se na margem direita do Rio Lima, sendo constituídas por duas docas, uma das quais em fase de construção, por um cais de descarga de pescado, pelo edifício da lota e por armazéns destinados aos aprestos marítimos [http://viana.apdl.pt/].

PORTO DE Leixões (Hinterland Regional) (Lista Amarela de ...) - Localizado na Área Metropolitana do Porto, serve um hinterland de 14 milhões de habitantes, foi reconhecido como um porto da Rede Principal das Redes Transeuropeias de Transporte (RTE-T), sendo o segundo maior porto nacional em termos de quantidade de toneladas movimentadas e o maior porto do noroeste peninsular. É uma infraestrutura de apoio indispensável às empresas do norte do país, promovendo uma oferta de serviços eficientes a custos competitivos, essenciais para o escoamento de produtos acabados e abastecimento de matérias-primas e bens de consumo, tendo um papel determinante na competitividade e internacionalização das empresas portuguesas [http://www.apdl.pt/].

PORTO DE Aveiro (Hinterland Regional) (Lista Vermelha de ...) - Porto situado no distrito de Aveiro, inserido numa laguna que constitui a Ria de Aveiro. Zona de protecção especial (ZPE), assume uma especial importância para variadíssimas espécies, no que respeita à conservação de zonas húmidas. Este porto tem por objectivo a movimentação de vários tipos de mercadorias, dispõe de vários terminais, onde se faz a movimentação de granéis sólidos ou líquidos, carga geral, entre outras mercadorias. Possui ainda terminais destinados à movimentação de pescado. Este porto fornece a região Centro e Norte de Portugal, e a zona centro de Espanha. É administrado pela Administração do Porto de Aveiro (APA), sociedade de capitais exclusivamente públicos que sucedeu à Junta Autónoma do Porto de Aveiro (JAPA). [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Aveiro] [http://ww2.portodeaveiro.pt/]

PORTO DA Figueira da Foz (Hinterland Regional) (Lista Vermelha de ...) - Porto situado na cidade do mesmo nome, vocacionado para o transporte marítimo de curta distância e igualmente para actividades de pesca e recreio. É o porto mais próximo de cidades como Pombal, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Tomar o que lhe confere uma importância estratégica acrescida para toda a região Centro de Portugal. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_da_Figueira_da_Foz] [http://www.portofigueiradafoz.pt/]

PORTO DE Lisboa (Hinterland Regional) (Lista Vermelha de ...) - O Porto de Lisboa é o terceiro dos principais portos de transporte marítimo de Portugal. Está localizado no encontro das águas do rio Tejo e do Oceano Atlântico, configurando-se num porto natural no estuário do Tejo, totalizando uma bacia líquida de 32 mil hectares, o que lhe possibilita receber navios de qualquer porte, tendo o principal canal de acesso ao porto uma profundidade de -15,5m ZH [http://www.hidrografico.pt/noticia-sabia-que-zero-hidrografico.php] mas também oferece condições a modalidades desportivas. A costa portuguesa, devido ao seu posicionamento, está no cruzamento das principais rotas do comércio internacional e na frente atlântica da Europa. Devido a este posicionamento estratégico, tem estatuto nas cadeias logísticas de comércio internacional e nos circuitos dos cruzeiros. O porto é dotado de cais em ambas as margem do Tejo. Os terminais de cruzeiros situam-se relativamente próximos da zona central de Lisboa. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Lisboa] [http://www.portodelisboa.pt/]

PORTO DE Setúbal (Hinterland Regional) (Lista Amarela de ...) - O Porto de Setúbal situa-se na foz do rio Sado na cidade de Setúbal. Como o rio corre de Sul para Norte na parte interior do porto, flecte para Oeste em direcção à foz. A saída do porto faz-se por um canal que passa junto ao Outão onde o farol constitui uma marca sinalizadora da entrada, no porto e tendo o principal canal de acesso ao porto uma profundidade de -12 m ZH. Este porto permite a entrada de navios de carga de médio porte, porta-contentores e graneleiros. Neste porto existe o estaleiro da SETENAVE destinado a construção e reparação de navios. O porto também constitui abrigo para as embarcações de pesca.
Este Porto está localizado no cruzamento dos grandes eixos de navegação intercontinental Norte-Sul e Este-Oeste, situa-se na junção dos principais eixos rodo-ferroviários do País e tem também ligação a Espanha. Potencia o desenvolvimento das cadeias de transporte, e dispõe de infraestruturas para a movimentação de todos os tipos de carga nos seus terminais especializados para RORO, carga contentorizada, fraccionada e granéis, sólidos e líquidos. O Porto assume um crescente papel de interface na ligação internacional e logística da região de Lisboa e Vale do Tejo e da zona central de Portugal. As principais mercadorias transacionadas são: fuelóleo, produtos metalúrgicos, cimento, cereais, frutas e outros produtos alimentares [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Set%C3%BAbal] [http://www.portodesetubal.pt/].

PORTO DE Sines (Transshipment "Transbordo" / Hinterland Nacional e Fronteiriço / Rede Trans-Europeia) (Lista Verde de ...) - O porto de Sines é o maior porto artificial de Portugal e um porto de águas profundas, de fundos naturais até −28 m ZH, com terminais especializados que permitem o movimento de diferentes tipos de mercadorias e de Transshipment "Transbordo" e Hinterland Fronteiriço ou Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T). Para além de ser o principal porto na fachada atlântica de Portugal, devido às suas características geofísicas, é a principal porta de entrada de abastecimento energético de Portugal: contentores, gás natural, carvão, petróleo e seus derivados. A sua construção teve início em 1973 e entrou em exploração em 1978. O porto opera 365 dias por ano, 24 horas por dia, disponibilizando serviços tais como: controlo de tráfego marítimo; pilotagem, reboque e amarração; controlo de acessos e vigilância; água potável e bancas; combate a acidentes/poluição; reparações a bordo ou em terra. Pelo porto de águas profundas de Sines já passa mais de metade do tráfego portuário em Portugal, sobretudo de contentores. E o alargamento do canal do Panamá poderá dar um grande impulso a Sines, desde que seja construída uma adequada ligação ferroviária a Espanha e Europa Central.
No que respeita ao hinterland, existem ótimas ligações diretas do Terminal XXI às redes nacionais rodoviária e ferroviária, estando estas integradas na RTE-T. Por outro lado, para dar resposta às projeções de crescimento, encontra-se em implementação um ambicioso plano de evolução e expansão das acessibilidades rodo-ferroviárias, que permitirão garantir a correta intermodalidade para as ligações nacionais e ao interior de Espanha, particularmente à região de Madrid. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Sines] [http://www.portodesines.pt/]

PORTO DE Faro (Hinterland Regional) (Lista Vermelha de ...) - O porto comercial de Faro, dotado de um cais de 200 m e cerca de 14.000 m2 de terrapleno está equipado com 3 gruas, 2 empilhadores e 1 armazém de 1.000 m2, podendo receber navios até 120 m de comprimento, 6,4 m de calado e 7.500 DWT [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porte_(n%C3%A1utica)]. O cimento produzido na cimenteira da Cimpor, em Loulé, é a principal carga exportada principalmente para a Argélia e para Cabo Verde. Existem também cargas de pedra, ferro e telha a serem enviadas para Gibraltar, bem como alfarroba algarvia que segue para Inglaterra, o sal de Olhão, o sal-gema de Loulé e o atum proveniente das armações ao longo da costa algarvia exportado para o Japão.
[http://www.apsinesalgarve.pt/porto-de-faro/]

Porto de Peniche (Pesca/Recreio) - "Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores"
Porto de Cascais (Pesca/Recreio)
Porto de Sesimbra (Pesca/Recreio)
Porto de Lagos (Pesca/Recreio)
Porto de Vila Real de Santo António (Pesca/Recreio)

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