Avançar para o conteúdo principal

Lista de Portos - Portugal Continental

PORTOS DO CONTINENTE (de norte para sul):

PORTO DE Viana do Castelo (Hinterland) (Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores): Porto Comercial - Instalado na margem esquerda do rio Lima, o porto comercial tem capacidade instalada para cerca de 900.000 toneladas de carga/ano, encontrando-se acessível a navios até 8 metros de calado e 180 metros de comprimento. Encontra-se dotado com terminal RORO; Porto Industrial - localizado na margem direita do rio Lima, é constituído por duas unidades industriais: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dedicados à construção e reparação naval e à reconversão de embarcações e a ENERCON, indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos; Porto de Recreio - localiza-se na frente urbana da cidade, sendo constituído por duas docas situadas junto à centenária ponte Eiffel; Porto de Pesca - As instalações portuárias dedicadas a esta atividade localizam-se na margem direita do Rio Lima, sendo constituídas por duas docas, uma das quais em fase de construção, por um cais de descarga de pescado, pelo edifício da lota e por armazéns destinados aos aprestos marítimos [http://viana.apdl.pt/].

PORTO DE Leixões (Hinterland Regional) (Lista Amarela de ...) - Localizado na Área Metropolitana do Porto, serve um hinterland de 14 milhões de habitantes, foi reconhecido como um porto da Rede Principal das Redes Transeuropeias de Transporte (RTE-T), sendo o segundo maior porto nacional em termos de quantidade de toneladas movimentadas e o maior porto do noroeste peninsular. É uma infraestrutura de apoio indispensável às empresas do norte do país, promovendo uma oferta de serviços eficientes a custos competitivos, essenciais para o escoamento de produtos acabados e abastecimento de matérias-primas e bens de consumo, tendo um papel determinante na competitividade e internacionalização das empresas portuguesas [http://www.apdl.pt/].

PORTO DE Aveiro (Hinterland Regional) (Lista Vermelha de ...) - Porto situado no distrito de Aveiro, inserido numa laguna que constitui a Ria de Aveiro. Zona de protecção especial (ZPE), assume uma especial importância para variadíssimas espécies, no que respeita à conservação de zonas húmidas. Este porto tem por objectivo a movimentação de vários tipos de mercadorias, dispõe de vários terminais, onde se faz a movimentação de granéis sólidos ou líquidos, carga geral, entre outras mercadorias. Possui ainda terminais destinados à movimentação de pescado. Este porto fornece a região Centro e Norte de Portugal, e a zona centro de Espanha. É administrado pela Administração do Porto de Aveiro (APA), sociedade de capitais exclusivamente públicos que sucedeu à Junta Autónoma do Porto de Aveiro (JAPA). [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Aveiro] [http://ww2.portodeaveiro.pt/]

PORTO DA Figueira da Foz (Hinterland Regional) (Lista Vermelha de ...) - Porto situado na cidade do mesmo nome, vocacionado para o transporte marítimo de curta distância e igualmente para actividades de pesca e recreio. É o porto mais próximo de cidades como Pombal, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Tomar o que lhe confere uma importância estratégica acrescida para toda a região Centro de Portugal. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_da_Figueira_da_Foz] [http://www.portofigueiradafoz.pt/]

PORTO DE Lisboa (Hinterland Regional) (Lista Vermelha de ...) - O Porto de Lisboa é o terceiro dos principais portos de transporte marítimo de Portugal. Está localizado no encontro das águas do rio Tejo e do Oceano Atlântico, configurando-se num porto natural no estuário do Tejo, totalizando uma bacia líquida de 32 mil hectares, o que lhe possibilita receber navios de qualquer porte, tendo o principal canal de acesso ao porto uma profundidade de -15,5m ZH [http://www.hidrografico.pt/noticia-sabia-que-zero-hidrografico.php] mas também oferece condições a modalidades desportivas. A costa portuguesa, devido ao seu posicionamento, está no cruzamento das principais rotas do comércio internacional e na frente atlântica da Europa. Devido a este posicionamento estratégico, tem estatuto nas cadeias logísticas de comércio internacional e nos circuitos dos cruzeiros. O porto é dotado de cais em ambas as margem do Tejo. Os terminais de cruzeiros situam-se relativamente próximos da zona central de Lisboa. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Lisboa] [http://www.portodelisboa.pt/]

PORTO DE Setúbal (Hinterland Regional) (Lista Amarela de ...) - O Porto de Setúbal situa-se na foz do rio Sado na cidade de Setúbal. Como o rio corre de Sul para Norte na parte interior do porto, flecte para Oeste em direcção à foz. A saída do porto faz-se por um canal que passa junto ao Outão onde o farol constitui uma marca sinalizadora da entrada, no porto e tendo o principal canal de acesso ao porto uma profundidade de -12 m ZH. Este porto permite a entrada de navios de carga de médio porte, porta-contentores e graneleiros. Neste porto existe o estaleiro da SETENAVE destinado a construção e reparação de navios. O porto também constitui abrigo para as embarcações de pesca.
Este Porto está localizado no cruzamento dos grandes eixos de navegação intercontinental Norte-Sul e Este-Oeste, situa-se na junção dos principais eixos rodo-ferroviários do País e tem também ligação a Espanha. Potencia o desenvolvimento das cadeias de transporte, e dispõe de infraestruturas para a movimentação de todos os tipos de carga nos seus terminais especializados para RORO, carga contentorizada, fraccionada e granéis, sólidos e líquidos. O Porto assume um crescente papel de interface na ligação internacional e logística da região de Lisboa e Vale do Tejo e da zona central de Portugal. As principais mercadorias transacionadas são: fuelóleo, produtos metalúrgicos, cimento, cereais, frutas e outros produtos alimentares [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Set%C3%BAbal] [http://www.portodesetubal.pt/].

PORTO DE Sines (Transshipment "Transbordo" / Hinterland Nacional e Fronteiriço / Rede Trans-Europeia) (Lista Verde de ...) - O porto de Sines é o maior porto artificial de Portugal e um porto de águas profundas, de fundos naturais até −28 m ZH, com terminais especializados que permitem o movimento de diferentes tipos de mercadorias e de Transshipment "Transbordo" e Hinterland Fronteiriço ou Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T). Para além de ser o principal porto na fachada atlântica de Portugal, devido às suas características geofísicas, é a principal porta de entrada de abastecimento energético de Portugal: contentores, gás natural, carvão, petróleo e seus derivados. A sua construção teve início em 1973 e entrou em exploração em 1978. O porto opera 365 dias por ano, 24 horas por dia, disponibilizando serviços tais como: controlo de tráfego marítimo; pilotagem, reboque e amarração; controlo de acessos e vigilância; água potável e bancas; combate a acidentes/poluição; reparações a bordo ou em terra. Pelo porto de águas profundas de Sines já passa mais de metade do tráfego portuário em Portugal, sobretudo de contentores. E o alargamento do canal do Panamá poderá dar um grande impulso a Sines, desde que seja construída uma adequada ligação ferroviária a Espanha e Europa Central.
No que respeita ao hinterland, existem ótimas ligações diretas do Terminal XXI às redes nacionais rodoviária e ferroviária, estando estas integradas na RTE-T. Por outro lado, para dar resposta às projeções de crescimento, encontra-se em implementação um ambicioso plano de evolução e expansão das acessibilidades rodo-ferroviárias, que permitirão garantir a correta intermodalidade para as ligações nacionais e ao interior de Espanha, particularmente à região de Madrid. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Sines] [http://www.portodesines.pt/]

PORTO DE Faro (Hinterland Regional) (Lista Vermelha de ...) - O porto comercial de Faro, dotado de um cais de 200 m e cerca de 14.000 m2 de terrapleno está equipado com 3 gruas, 2 empilhadores e 1 armazém de 1.000 m2, podendo receber navios até 120 m de comprimento, 6,4 m de calado e 7.500 DWT [https://pt.wikipedia.org/wiki/Porte_(n%C3%A1utica)]. O cimento produzido na cimenteira da Cimpor, em Loulé, é a principal carga exportada principalmente para a Argélia e para Cabo Verde. Existem também cargas de pedra, ferro e telha a serem enviadas para Gibraltar, bem como alfarroba algarvia que segue para Inglaterra, o sal de Olhão, o sal-gema de Loulé e o atum proveniente das armações ao longo da costa algarvia exportado para o Japão.
[http://www.apsinesalgarve.pt/porto-de-faro/]

Porto de Peniche (Pesca/Recreio) - "Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores"
Porto de Cascais (Pesca/Recreio)
Porto de Sesimbra (Pesca/Recreio)
Porto de Lagos (Pesca/Recreio)
Porto de Vila Real de Santo António (Pesca/Recreio)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Les principaux océans et mers du monde

https://monquotidien.playbacpresse.fr/exposes-detail/mquo/les-principaux-oceans-et-mers-du-monde

Diferença entre «Port», «Harbour» e «Terminal»

A port is defined as an area on both land and water, whether on the sea or river, that provides facilities for shipping vessels to load and unload their cargo. This area, contained within 'port limits', will have been established over years of increasing or declining trade patterns and therefore is defined as the 'human set limits'. There may be several harbours and/or terminals within the port limits. A harbour tends to be a physical area where water meets land and results in a sheltered bay, such as Botany Bay in New South Wales, Australia. A terminal is defined as a single man-made facility that may have several berths, that handles vessels and possibly more than one type of vessel or cargo. Fonte: http://www.portinfo.co.uk/port-information/our-blog/247-what-s-the-difference-between-a-port-harbour-and-terminal Harbour is defined as a parking or storage space along the coastline, where boats, barges and ships can take shelter from bad weather or are kept for