Avançar para o conteúdo principal

Circum-navegação: Uma visão integrada da economia do mar - Portugal no Mundo

A nova economia do mar
À medida que a tecnologia avança, podemos retirar algo mais do mar, além de peixe. A biotecnologia azul encontra-se a explorar as potencialidades associadas à aplicação da engenharia genética à vida marinha para uso na produção alimentar, farmacêutica, cosmética e outras aplicações industriais. Está-se a tornar também possível explorar o subsolo marinho em busca de minerais, dando lugar à descoberta de mais oferta de recursos, aliviando a pressão associada à escassez de recursos. Ambas as indústrias assentam na robótica marítima, usando ‘drones’ submarinos que conseguem operar em ambientes extremos, muito profundos.

Zonas Económicas Exclusivas
Os países com maiores zonas económicas exclusivas têm um maior potencial de aproveitamento do extraordinário valor dos oceanos. Apresenta-se o ranking dos 25 países com maior zona económica exclusiva.


Transportes marítimos, portos e logística
Os dez maiores portos de contentores do mundo são asiáticos, sendo que 7 são chineses.


Energia offshore
A capacidade de energia eólica offshore no mundo é liderada por três países europeus (Reino Unido, Alemanha e Dinamarca), os quais representam 79,6% da capacidade total instalada no mundo. Em quarto lugar, a China representa 8,4% dessa mesma capacidade. Portugal consta do top 15 mundial de energia renovável eólica offshore.


Assuntos relevantes identificados em Circum-navegação: LEME Mundo

Portugal
  • Está no Top 25 das ZEE;
  • Localizado no corredor de navegação com mais tráfego comercial;
  • Como outros países da UE, teve um decréscimo na Construção Naval;
  • Está no Top 15 em termos de capacidade instalada de eólica offshore;
  • Tem um elevado consumo per capita de produtos alimentares do mar;
  • Tem um elevado potencial turístico: 6 marinas classificadas com 5 âncoras de ouro (YHA); localizado entre o segundo e o terceiro maiores mercados de cruzeiros do mundo; tem o 1º e o 17º melhores aquários do mundo. 


LEME | Barómetro PwC da Economia do Mar (Mundo)
Dezembro 2016

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Les principaux océans et mers du monde

https://monquotidien.playbacpresse.fr/exposes-detail/mquo/les-principaux-oceans-et-mers-du-monde

Lista de Portos - Portugal Continental

PORTOS DO CONTINENTE (de norte para sul): PORTO DE Viana do Castelo (Hinterland) (Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores): Porto Comercial - Instalado na margem esquerda do rio Lima, o porto comercial tem capacidade instalada para cerca de 900.000 toneladas de carga/ano, encontrando-se acessível a navios até 8 metros de calado e 180 metros de comprimento. Encontra-se dotado com terminal RORO; Porto Industrial - localizado na margem direita do rio Lima, é constituído por duas unidades industriais: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dedicados à construção e reparação naval e à reconversão de embarcações e a ENERCON, indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos; Porto de Recreio - localiza-se na frente urbana da cidade, sendo constituído por duas docas situadas junto à centenária ponte Eiffel; Porto de Pesca - As instalações portuárias dedicadas a esta atividade localizam-se na margem direita do Rio Lima, sendo c...

Puertos de España

​​ España es el país de la Unión Europea que cuenta con mayor longitud de costa (8.000 Km.). Además su situación geográfica, próxima al eje de una de las rutas marítimas más importantes del mundo, la beneficia de un mayor afianzamiento como área estratégica en el transporte marítimo internacional y como plataforma logística del sur de Europa. El Sistema Portuario español de titularidad estatal está integrado por 46 puertos de interés general , gestionados por 28 Autoridades Portuarias, cuya coordinación y control de eficiencia corresponde al Organismo Público Puertos del Estado, órgano dependiente del Ministerio de Fomento y que tiene atribuida la ejecución de la política portuaria del Gobierno. La importancia de los puertos como eslabones de las cadenas logísticas y de transporte viene avalada por las siguientes cifras: por ellos pasan el cerca del 60% de las exportaciones y el 85% de las importaciones , lo que representa el 53% del comercio exterior español con la Unión Europ...