Avançar para o conteúdo principal

Em termos de oceano Portugal é um dos 15 maiores países do mundo

Somos 40 vezes maiores em termos de oceano do que o nosso território.
Em termos de zona económica exclusiva somos 17 vezes maiores do que o território, com a plataforma continental seremos 40 vezes maiores do ponto de vista oceânico. Só para dar uma ideia, a Fundação Oceano Azul com a Waitt Foundation está a trabalhar com o governo dos Açores para criar uma área marinha protegida de uma parte considerável da ZEE da região. O governo regional comprometeu-se em fevereiro a dedicar 15% da sua ZEE a áreas marinhas protegidas, estamos a falar de 150 mil quilómetros quadrados, duas vezes Portugal emerso. Se houvesse um G20 dos oceanos Portugal era membro. Estamos no clube dos maiores países oceânicos do mundo. Temos uma enorme responsabilidade sobre a biodiversidade, a biomassa, o equilíbrio dos ecossistemas de uma imensidão do oceano Atlântico. Temos essa responsabilidade e temos de assumi-la. Através da diplomacia Portugal tem sido um líder nos dossiês dos oceanos. Da mesma maneira em Bruxelas. A política marítima integrada da UE, que nasceu em 2017, tem uma marca portuguesa muito forte.

Foi agora convidado para aconselhar a UE. É um daqueles cargos muito bonitos no papel ou tem mesmo poder de ajudar a mudar alguma coisa?
Tem um poder de intervenção no sentido em que há cinco conselhos. A UE naquilo que é investigação e inovação renova-se todos os sete anos com o quadro comunitário financeiro. No próximo quadro 2021-27 há cinco prioridades e para cada uma a Comissão Europeia decidiu mudar drasticamente de abordagem e diz que estas prioridades vão ter de ser atacadas através de missões estratégicas com que os cidadãos europeus se identifiquem e reconheçam que vão mudar a sua vida. Até porque Bruxelas tem necessidade de mostrar que tudo o que faz tem impacto nas nossas vidas. Um dos problemas da Europa é os eleitores europeus nos seus Estados não compreenderem o que é que a Europa faz por eles. Então decidiram ser mais concretos e criaram-se cinco conselhos e cinco prioridades para cada um gerar uma missão. Julgo que há um português em cada um desses conselhos. O que é extraordinário, e deve-se a Portugal e à política que introduziu Durão Barroso, é que uma das prioridades é o oceano. Se pensarmos que a UE que foi sempre manifestamente continental, terrestre, em que o eixo Paris-Bona era continental, tem hoje como uma das suas cinco prioridades o oceano, é um contributo que o dito país que não é tão pequenino assim, que é Portugal, trouxe à Europa para recentrar as suas políticas, prioridades e recursos financeiros. Estas cinco missões têm mais de cem mil milhões de euros entre 2021-27.

Em termos de oceano Portugal é um dos 15 maiores países do mundo
Entrevista a Tiago Pitta e Cunha, presidente da Fundação Oceano Azul, que tutela o Oceanário de Lisboa, e que é parceira da Fundação Francisco Manuel dos Santos na organização da conferência O Futuro do Planeta que sábado e domingo se realiza no Teatro Camões, no Parque das Nações. Sublinha o papel de Portugal no mar e a necessidade de mobilizar a sociedade civil.
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/13-set-2019/interior/se-houvesse-um-g20-dos-oceanos-portugal-era-membro-11295322.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Les principaux océans et mers du monde

https://monquotidien.playbacpresse.fr/exposes-detail/mquo/les-principaux-oceans-et-mers-du-monde

Lista de Portos - Portugal Continental

PORTOS DO CONTINENTE (de norte para sul): PORTO DE Viana do Castelo (Hinterland) (Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores): Porto Comercial - Instalado na margem esquerda do rio Lima, o porto comercial tem capacidade instalada para cerca de 900.000 toneladas de carga/ano, encontrando-se acessível a navios até 8 metros de calado e 180 metros de comprimento. Encontra-se dotado com terminal RORO; Porto Industrial - localizado na margem direita do rio Lima, é constituído por duas unidades industriais: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dedicados à construção e reparação naval e à reconversão de embarcações e a ENERCON, indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos; Porto de Recreio - localiza-se na frente urbana da cidade, sendo constituído por duas docas situadas junto à centenária ponte Eiffel; Porto de Pesca - As instalações portuárias dedicadas a esta atividade localizam-se na margem direita do Rio Lima, sendo c

Diferença entre «Port», «Harbour» e «Terminal»

A port is defined as an area on both land and water, whether on the sea or river, that provides facilities for shipping vessels to load and unload their cargo. This area, contained within 'port limits', will have been established over years of increasing or declining trade patterns and therefore is defined as the 'human set limits'. There may be several harbours and/or terminals within the port limits. A harbour tends to be a physical area where water meets land and results in a sheltered bay, such as Botany Bay in New South Wales, Australia. A terminal is defined as a single man-made facility that may have several berths, that handles vessels and possibly more than one type of vessel or cargo. Fonte: http://www.portinfo.co.uk/port-information/our-blog/247-what-s-the-difference-between-a-port-harbour-and-terminal Harbour is defined as a parking or storage space along the coastline, where boats, barges and ships can take shelter from bad weather or are kept for