Avançar para o conteúdo principal

Relevo submarino e Limites marítimos


http://www.defesaaereanaval.com.br/brasil-propoe-uma-venezuela-a-mais-de-area-maritima/

Zona Económica Exclusiva (ZEE)
De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os países costeiros têm direito a declarar uma ZEE de espaço marítimo para além das suas águas territoriais, na qual têm prerrogativas na utilização dos recursos, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão.
A ZEE é delimitada, em princípio, por uma linha situada a 200 milhas marítimas ou náuticas da costa (cerca de 370 Km), mas pode ter uma extensão maior, de acordo com a da plataforma continental.
A ZEE separa as águas nacionais das águas internacionais.



Mar territorial 
Faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas náuticas (cerca de 22 quilómetros) a partir do litoral de um Estado, que é considerado parte do território soberano daquele Estado (excetuados os acordos com Estados vizinhos cujas costas distem menos de 24 milhas náuticas (44 quilómetros). A largura do mar territorial é contada a partir da linha de base, isto é, a linha de baixa-mar ao longo da costa, tal como indicada nas cartas marítimas de grande escala reconhecidas oficialmente pelo Estado costeiro.

Plataforma continental
Plataforma submarina pouco profunda, localizada nas margens de um continente, que se inclina para o mar com um pendor suave que, em média, apresenta um ângulo de 0,1º.
Em média, a plataforma continental desce até uma profundidade de 200 metros.

Talude continental
Área de acentuado declive que marca a transição entre a crusta continental e a crusta oceânica.

Zona profunda ou abissal (Alto Mar)
Em geral, consideram-se "águas profundas" aquelas onde já não penetra a luz, mas a Zona Abissal para os oceanógrafos começa no fundo do talude continental, no que é considerado como o limite dos continentes.
Esta zona é formada por planícies abissais, fossas abissais e canhões submarinos (grandes sulcos escavados nas plataformas continentais ou planaltos submersos).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Les principaux océans et mers du monde

https://monquotidien.playbacpresse.fr/exposes-detail/mquo/les-principaux-oceans-et-mers-du-monde

Lista de Portos - Portugal Continental

PORTOS DO CONTINENTE (de norte para sul): PORTO DE Viana do Castelo (Hinterland) (Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores): Porto Comercial - Instalado na margem esquerda do rio Lima, o porto comercial tem capacidade instalada para cerca de 900.000 toneladas de carga/ano, encontrando-se acessível a navios até 8 metros de calado e 180 metros de comprimento. Encontra-se dotado com terminal RORO; Porto Industrial - localizado na margem direita do rio Lima, é constituído por duas unidades industriais: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dedicados à construção e reparação naval e à reconversão de embarcações e a ENERCON, indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos; Porto de Recreio - localiza-se na frente urbana da cidade, sendo constituído por duas docas situadas junto à centenária ponte Eiffel; Porto de Pesca - As instalações portuárias dedicadas a esta atividade localizam-se na margem direita do Rio Lima, sendo c...

Puertos de España

​​ España es el país de la Unión Europea que cuenta con mayor longitud de costa (8.000 Km.). Además su situación geográfica, próxima al eje de una de las rutas marítimas más importantes del mundo, la beneficia de un mayor afianzamiento como área estratégica en el transporte marítimo internacional y como plataforma logística del sur de Europa. El Sistema Portuario español de titularidad estatal está integrado por 46 puertos de interés general , gestionados por 28 Autoridades Portuarias, cuya coordinación y control de eficiencia corresponde al Organismo Público Puertos del Estado, órgano dependiente del Ministerio de Fomento y que tiene atribuida la ejecución de la política portuaria del Gobierno. La importancia de los puertos como eslabones de las cadenas logísticas y de transporte viene avalada por las siguientes cifras: por ellos pasan el cerca del 60% de las exportaciones y el 85% de las importaciones , lo que representa el 53% del comercio exterior español con la Unión Europ...