Avançar para o conteúdo principal

Pescado ultrapassou as 165 milhões de toneladas em 2014

O total de produção de pescado, incluindo captura e aquacultura, em 2014, foi de 167,2 milhões de toneladas, segundo estimativas reveladas pelo recente relatório intitulado The State of World Fisheries and Aquaculture realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Desse total, 93,4 milhões respeitaram a capturas, das quais 81,5 milhões em águas marítimas e 11,9 milhões em águas interiores, e 73,8 milhões a produção em aquacultura. China (em primeiro lugar) Indonésia, Estados Unidos e Rússia, são os principais produtores de pescado em capturas. Já a aquacultura provém, principalmente, da China (mais de 60%), Índia, Vietname, Bangladesh e Egipto.

De acordo com o mesmo relatório, em 2014, estima-se em 146,3 milhões de toneladas o total mundial de consumo humano de pescado. Cerca de 20,9 milhões de toneladas foram usadas em fins não alimentares. Em 2013, o pescado correspondia a 17% das proteínas animais consumidas pela população mundial e a 6% do total de proteínas consumidas.

As principais regiões de captura foram, por esta ordem, o Pacífico Noroeste, o Pacífico Central Nordeste e o Oceano Índico Oriental. Em 2014, captura e aquacultura envolveram 56,6 milhões de produtores, dos quais 36% a tempo integral, 23% em tempo parcial e os restantes em termos ocasionais. A maioria (84%) proveio da Ásia, sendo que 10% provieram de África e 4% da América Latina e Caraíbas.

No mesmo ano, estima o documento, a frota mundial de pesca equivalia a 4,6 milhões de navios, dos quais 3,5 milhões (75%) da Ásia, 15% de África, 6% da América Latina e Caraíbas e 2% da América do Norte. A China era o principal exportador mundial, a Noruega era o segundo (dados de 2015) e o Vietname o terceiro (dados de 2014). O principal importador, em 2014 e 2015, era a União Europeia, logo seguida dos Estados Unidos.

A FAO traça também uma evolução da produção de pescado ao longo das últimas cinco décadas. E concluiu que o abastecimento de pescado para consumo cresceu a uma taxa de 3,2% ao ano entre 1961 e 2013, superando a taxa de crescimento demográfico. O consumo per capita de pescado cresceu de 9,9 Kg, nos anos 60 do século passado, para 14,5 Kg trinta anos depois e para 19,7 Kg em 2013. Para 2014 e 2015, estima-se que o consumo per capita possa ter atingido mais de 20 Kg.

O relatório refere também que, nos países em desenvolvimento, esse consumo cresceu de 5,2 Kg para 18,4 Kg entre 1961 e 2013. No mesmo período, cresceu de 3,5 Kg para 7,6 Kg em países pobres e com défice alimentar. Nos países industrializados, em 2013, esse consumo atingia 26,8 Kg.

Para esta evolução do consumo de pescado, pode ter contribuído, além do aumento da produção, a redução do desperdício e a melhoria dos canais de distribuição.

Em:
http://www.jornaldaeconomiadomar.com/pescado-ultrapassou-as-165-milhoes-de-toneladas-em-2014/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Les principaux océans et mers du monde

https://monquotidien.playbacpresse.fr/exposes-detail/mquo/les-principaux-oceans-et-mers-du-monde

Lista de Portos - Portugal Continental

PORTOS DO CONTINENTE (de norte para sul): PORTO DE Viana do Castelo (Hinterland) (Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores): Porto Comercial - Instalado na margem esquerda do rio Lima, o porto comercial tem capacidade instalada para cerca de 900.000 toneladas de carga/ano, encontrando-se acessível a navios até 8 metros de calado e 180 metros de comprimento. Encontra-se dotado com terminal RORO; Porto Industrial - localizado na margem direita do rio Lima, é constituído por duas unidades industriais: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dedicados à construção e reparação naval e à reconversão de embarcações e a ENERCON, indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos; Porto de Recreio - localiza-se na frente urbana da cidade, sendo constituído por duas docas situadas junto à centenária ponte Eiffel; Porto de Pesca - As instalações portuárias dedicadas a esta atividade localizam-se na margem direita do Rio Lima, sendo c...

Diferença entre «Port», «Harbour» e «Terminal»

A port is defined as an area on both land and water, whether on the sea or river, that provides facilities for shipping vessels to load and unload their cargo. This area, contained within 'port limits', will have been established over years of increasing or declining trade patterns and therefore is defined as the 'human set limits'. There may be several harbours and/or terminals within the port limits. A harbour tends to be a physical area where water meets land and results in a sheltered bay, such as Botany Bay in New South Wales, Australia. A terminal is defined as a single man-made facility that may have several berths, that handles vessels and possibly more than one type of vessel or cargo. Fonte: http://www.portinfo.co.uk/port-information/our-blog/247-what-s-the-difference-between-a-port-harbour-and-terminal Harbour is defined as a parking or storage space along the coastline, where boats, barges and ships can take shelter from bad weather or are kept for...