Avançar para o conteúdo principal

Política Marítima Integrada (Fichas Técnica PE)

A Política Marítima Integrada (PMI) é uma abordagem holística de todas as políticas da União Europeia (UE) relacionadas com o mar. Fundada na ideia de que, através da coordenação das suas políticas, a União pode colher mais benefícios dos mares e dos oceanos com um menor impacto ambiental, a PMI abrange domínios tão diversos como as pescas e a aquicultura, os transportes e os portos marítimos, o ambiente marinho, a investigação marinha, as energias offshore, a construção naval e as indústrias relacionadas com o mar, a vigilância marítima, o turismo costeiro e marítimo, o emprego nos setores marítimos, o desenvolvimento das regiões costeiras e as relações externas em matéria de assuntos do mar.

A PMI constitui um enquadramento para facilitar o desenvolvimento e a coordenação das diversas, e por vezes contraditórias, atividades marítimas, tendo em vista:
  • maximizar a utilização sustentável dos mares e oceanos, de forma a possibilitar o crescimento das regiões costeiras e marítimas, no que concerne
    • aos transportes marítimos: melhorar a eficácia dos transportes marítimos na Europa e assegurar a sua competitividade a longo prazo, através da criação de um Espaço Europeu de Transporte Marítimo sem barreiras e da elaboração de uma estratégia de transporte marítimo para 2008-2018;
    • aos portos marítimos: emitir orientações para a aplicação da legislação ambiental relevante para os portos e propor uma nova política a eles relativa;
    • à construção naval: incentivar a inovação tecnológica e uma rede europeia de clusters marítimos multissetoriais;
    • aos empregos marítimos: melhorar as qualificações profissionais, de modo a oferecer melhores perspetivas de carreira no setor;
    • ao ambiente: reduzir o impacto ambiental e promover a adaptação às alterações climáticas nas zonas costeiras, bem como reduzir a poluição e as emissões de gases com efeito de estufa pelos navios;
    • à gestão das pescas: eliminar as devoluções, as práticas de pesca destrutivas (como, por exemplo, o arrasto pelo fundo em áreas sensíveis) e a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada e promover um setor aquícola inócuo para o ambiente;
  • construir uma base de conhecimento e inovação para a política marítima através de 
    • uma Estratégia Europeia para a Investigação Marinha e Marítima abrangente;
    • convites à apresentação de propostas que cubram vários domínios no âmbito do Programa Horizonte 2020 para promover uma abordagem integrada aos assuntos marítimos;
    • apoio à investigação das alterações climáticas e seus efeitos nas atividades marítimas, no ambiente, nas zonas costeiras e nas ilhas;
    • uma parceria europeia relativa à ciência marinha, a fim de estabelecer um diálogo entre a comunidade científica, o setor industrial e os decisores políticos;
  • melhorar a qualidade de vida nas regiões costeiras através:
    • do fomento do turismo costeiro e marítimo;
    • da preparação de uma base de dados sobre o financiamento comunitário para os projetos marítimos e as regiões costeiras;
    • da criação de uma Estratégia Comunitária de Prevenção de Catástrofes;
    • do desenvolvimento do potencial marítimo das regiões ultraperiféricas e das ilhas da UE;
  • fomentar a liderança europeia nos assuntos marítimos internacionais através da:
    • cooperação em matéria de assuntos marítimos, no quadro da Política de Alargamento, da Política Europeia de Vizinhança e da Dimensão Setentrional, a fim de abranger as questões relativas à política marítima e à gestão dos mares partilhados;
    • projeção da Política Marítima da União Europeia, baseada num diálogo estruturado com os principais parceiros;
  • promover a visibilidade da Europa marítima através da:
    • criação da aplicação Internet «Atlas Europeu dos Mares» como forma de chamar a atenção para o património marítimo comum europeu;
    • celebração anual de um Dia Marítimo Europeu, a 20 de maio;
  • criar estruturas de coordenação internas para os assuntos marítimos e definir responsabilidades e competências das regiões costeiras.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Les principaux océans et mers du monde

https://monquotidien.playbacpresse.fr/exposes-detail/mquo/les-principaux-oceans-et-mers-du-monde

Lista de Portos - Portugal Continental

PORTOS DO CONTINENTE (de norte para sul): PORTO DE Viana do Castelo (Hinterland) (Lista Vermelha de capacidade da operação portuária para os armadores): Porto Comercial - Instalado na margem esquerda do rio Lima, o porto comercial tem capacidade instalada para cerca de 900.000 toneladas de carga/ano, encontrando-se acessível a navios até 8 metros de calado e 180 metros de comprimento. Encontra-se dotado com terminal RORO; Porto Industrial - localizado na margem direita do rio Lima, é constituído por duas unidades industriais: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), dedicados à construção e reparação naval e à reconversão de embarcações e a ENERCON, indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos; Porto de Recreio - localiza-se na frente urbana da cidade, sendo constituído por duas docas situadas junto à centenária ponte Eiffel; Porto de Pesca - As instalações portuárias dedicadas a esta atividade localizam-se na margem direita do Rio Lima, sendo c...

Diferença entre «Port», «Harbour» e «Terminal»

A port is defined as an area on both land and water, whether on the sea or river, that provides facilities for shipping vessels to load and unload their cargo. This area, contained within 'port limits', will have been established over years of increasing or declining trade patterns and therefore is defined as the 'human set limits'. There may be several harbours and/or terminals within the port limits. A harbour tends to be a physical area where water meets land and results in a sheltered bay, such as Botany Bay in New South Wales, Australia. A terminal is defined as a single man-made facility that may have several berths, that handles vessels and possibly more than one type of vessel or cargo. Fonte: http://www.portinfo.co.uk/port-information/our-blog/247-what-s-the-difference-between-a-port-harbour-and-terminal Harbour is defined as a parking or storage space along the coastline, where boats, barges and ships can take shelter from bad weather or are kept for...